Inspirada no design de Angelo Mangiarotti, a empresa trabalha na preservação da arrojada funcionalidade das peças de design do século XX. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Agapecasa, Ikkio e Fondazione Angelo Mangiarotti.
A Agapecasa, marca criada pela Agape, é resultado da paixão pela cultura do design e colaboração com Angelo Mangiarotti. Ela tem como objetivo relançar peças originais dos mestres mais multifacetados do design e da arquitetura italiana do século XX. A coleção da Agapecasa inclui mesas, cadeiras, estantes e vasos, criando um portfólio de móveis atemporais e que se fundem em um todo coerente.
Recentemente, essa marca lançou uma expansão do sistema Cavalletto (1953), uma série projetada por Angelo Mangiarotti com Bruno Morassutti, agora como Coleção Mangiarotti. O design icônico da década de 1950 foi cuidadosamente preservado na originalidade teórica, composicional e formal ao incluir novos módulos de armazenamento, gavetas, portas rebatíveis e mesa de centro.



Imagens de arquivo do sistema Cavalletto (1953). Fotos: Fondazione Angelo Mangiarotti.
O sistema Cavalletto emprega a ideia de móveis modulares inteiramente de madeira, permitindo que sejam montados, desmontados e rearranjados com extrema flexibilidade para oferecer um espaço coerente. O marcante elemento no formato de “V” invertido possibilita a sobreposição por meio de encaixes macho-fêmea, que criam travamentos para as prateleiras e unidades de armazenamento.


Sistema Cavalletto e suas junções em formato de “V” invertido. Fotos: Ikkio.
Na expansão do sistema, a lógica de encaixe de arranjo dos mobiliários ainda está presente. A mesa de centro quadrada, por exemplo, possui elementos em forma de “V” invertido em três lados e pode ser fixada a qualquer outro elemento da coleção Cavalletto para compor sequências modulares.


