Construção

Aditivos otimizam a construção da mais alta torre residencial à beira-mar no Mediterrâneo

A torre possui 37 andares e foi construída em Limassol, no Chipre

Com uma altura de 170 metros, a ONE-Tower é a torre residencial mais alta à beira-mar no Mediterrâneo, com 37 andares. Construída em Limassol, no Chipre, o edifício foi projetado para se tornar o novo marco da ilha. Algumas soluções em aditivos foram fundamentais para o sucesso do projeto, possibilitando um assentamento de concreto 30% mais rápido, em comparação aos produtos convencionais, com 30% na redução de custos e uma proteção contra corrosão 100% maior.

Os especialistas da Master Builders Solutions® deram suporte à construtora em todas as fases da construção, fornecendo os aditivos MasterGlenium SKY, MasterSet, MasterLife, MasterRoc e MasterMatrix.“Nossos parceiros se beneficiam da nossa ampla gama de aditivos que atendem aos desafios mais específicos”, destaca Michael Fischer, responsável pela Master Builders Solutions na gestão do mercado regional de aditivos para concreto na Europa. “No caso da ONE-Tower, a construtora conseguiu driblar os desafios relacionados à altura do edifício, ao difícil ambiente marinho e prazo apertado”, explica.

Outro benefício foi a total compatibilidade dos aditivos com os cimentos cipriotas, garantindo uma excelente performance do concreto, mesmo sob altas temperaturas, com 45 minutos de transporte. Cerca de 7mil m3 de concreto foram despejados para a construção da estaca, 10mil m3 para a laje de fundação de três metros de altura (radier) e 20mil m3 para o bombeamento vertical do concreto para a seção superior da torre.

“Para bombear o concreto a uma altura de 170 metros, utilizamos nosso superplastificante MasterGlenium SKY 695”, diz o engenheiro civil Georgios Garatziotis, suporte técnico da Master Builders Solutions. “Ele garante um concreto pré-fabricado de alta qualidade, com baixa proporção água/cimento e maior trabalhabilidade em altas temperaturas, sem retardar o desenvolvimento da resistência. Tudo isso é possível graças à nossa química inovadora”, complementa.

A configuração especial das moléculas do MasterGlenium SKY 695 permite a sua adsorção retardada nas partículas de cimento, proporcionando uma dispersão efetiva por um longo período de tempo. Além disso, as moléculas deixam uma área suficiente na superfície do cimento, permitindo uma rápida reação de hidratação, resultando em uma alta resistência inicial. “Embora a relação água/cimento tenha sido muito baixa, 0,37, o MasterGlenium SKY 695 levou a um resultado esteticamente bonito de C50/60, com perfeita trabalhabilidade, fluidez, reologia, coesão, bombeamento e a capacidade de passar pelo denso reforço de camadas múltiplas”, comenta Georgios Garatziotis. Ao usar o conjunto de aditivos retardantes MasterSet R106XR e MasterSet R200BM, as características de tempo de pega do concreto foram retardadas adequadamente, conseguindo cumprir com o curto prazo.

Desafio do ambiente marinho

Outro desafio foi a proximidade das torres ao Mediterrâneo com o ambiente marinho hostil. Os experts da Master Builders Solutions usaram o MasterLife WP1000 como opção para a estanqueidade. Este agente de cristalização é a solução perfeita onde faz-se necessário o uso de concreto impermeável, que apresenta durabilidade para resistir à deterioração devido às condições ambientais adversas.

Durante a construção das estacas (40 metros de profundidade), o MasterMatrix UW 444 foi usado como um agente antilavagem, exibindo resistência superior à lavagem de cimento e finos. “Para proteger o reforço de aço contra a ação dos cloretos, provenientes da água do mar, usamos o inibidor de corrosão MasterLife CI 35”, comenta Georgios Garatziotis.  “Ele oferece uma proteção confiável através da adsorção no aço de reforço, formando uma película protetora resistente à corrosão, que diminui drasticamente o processo de corrosão, impedindo que os cloretos reajam com o aço de reforço. Assim, não há umidade e oxigênio para o processo de corrosão, diminuindo sua progressão, uma vez iniciado”.

Para que o edifício consiga uma alta durabilidade, os experts da Master Builders Solutions também adicionaram o MasterRoc MS 610 à mistura de concreto: este pó de sílica de alta qualidade para concretos de alta performance altera a estrutura porosa do concreto, tornando-o mais denso e resistente a qualquer tipo de influência externa. A combinação desses aditivos garante a durabilidade do concreto dos 170 metros da ONE-Tower.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.