Sábado, 10 de Dezembro de 2022

Aconchego e estética artesanal em novas linhas de azulejos

Linhas se aproximam de técnicas e texturas de trabalhos manuais, propiciando um décor afetivo

Linha Maiólica, da Roca Cerámica

Acolhimento, afetividade, aconchego. Cada vez mais, o lar dos brasileiros pede por uma decoração que abrace, criando refúgios particulares nas casas de cada um – especialmente em um momento como o que se passa agora, de reclusão. Não é a toa que cada vez mais se fala sobre um décor afetivo, capaz de trazer calma e tranquilidade. “Precisamos nos conectar com nossas casas, nos sentir bem nelas. Por isso, cada detalhe é essencial. E os revestimentos, que funcionam quase como a roupa do lar, exercem papel fundamental”, aponta Christie Schulka, marketing manager da Roca Cerámica.

Charmosos por si só, os revestimentos com acabamentos artesanais – chamados também de handmade – são ótimas escolhas para criar ambientes acolhedores, capazes de recarregar as energias. Delicados e únicos, são revestimentos que buscam um lado artístico, valorizando técnicas tradicionais que muitas vezes estavam esquecidas – como a linha Maiólica, influenciada pela cerâmica renascentista. Ela revisita o aspecto artesanal da técnica italiana em que as cerâmicas eram decoradas e queimadas manualmente, trazendo cores marcantes e estampas clássicas da época, traços de desgaste natural e nuances destonalizadas.

Técnicas têxteis também foram revisitadas pela Roca Cerámica – como o romântico tye-die, visto na linha Brush, ou o tão conhecido patchwork, que marca a linha Quilt. Nela, o revestimento evoca tecidos envelhecidos pelo tempo, compondo paginações mais sóbrias, mas extremamente acalentadoras.

Linha Brush | Linha Quilt, paginada em conjunto com a linha Selva

Mais do que as técnicas, os revestimentos handmade encantam pela sutileza. São peças que imprimem até mesmo as imperfeições dos trabalhos artesanais, trazendo mais humanidade para as paredes. Isso é visto também na linha Porto, lançamento da Roca Cerámica. Ao prestar uma homenagem a azulejaria portuguesa, a linha conta com peças de pequenos formatos, com grafismos levemente desgastados.

Linha Porto, da Roca Cerámica

“Buscamos, com nossos lançamentos, acalentar e aquecer o lar de todos. Nossas peças de pequenos formatos são artísticas e únicas, perfeitas para tornar os ambientes mais confortáveis e aconchegantes”, finaliza Christie.

Compartilhar artigo:

Sábado, 10 de Dezembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752