Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022

Absolues jardin

Anne Bernard, Marianne Demers e Lou Marchais, alunas do programa de Pós-Graduação em Design de Eventos da Université du Québec à Montréal (UQAM), apresentam “Absolues jardin”, uma exposição multissensorial em exibição até 16 de outubro no UQAM’s Place Pasteur. Texto: divulgação | Tradução: Davi Galvani | Fotos: Nathalie St-Pierre

Nove sensações únicas

O “absolue”, extrato usado na indústria de perfumes, serviu de inspiração para três designers da Université du Québec à Montréal Design School a criar uma experiência olfativa em três partes – rio, jardim e riacho – que captam os aromas das sublimes paisagens da região ao redor do renomado Reford Gardens.

Todos os dias, na Place Pasteur da UQAM, no coração do Quartier Latin de Montreal, essas estruturas difundem nove (9) blends perfumados, verdadeiras cápsulas de memória cuidadosamente projetadas para estimular a imaginação.

“Em um elogio ao ritmo descontraído de uma visita ao jardim, o Absolues jardin permite que os visitantes experimentem esses aromas à medida que são difundidos”, observa Anne Bernard, uma das três estudantes de design. “Distribuídos em intervalos aleatórios, os aromas são um convite para aproveitar momento junto a uma fogueira nas margens do rio, para sentir o cheiro de grama recém-cortada no jardim ou para experimentar o encantamento da fumaça do tabaco à beira do riacho. .”

Formas inspiradas no percurso dos rios ​​e um terraço único formado a partir de materiais colhidos da natureza

A instalação é composta por três ilhas distintas, imaginadas pela abstração vertical do percurso dos cursos de água que lhes correspondem. A equipe de designers reinterpretou o terreno ao redor dos Reford Gardens: o curso sinuoso do rio Mitis, a curva mais suave da costa do St. Lawrence e o curso do riacho que cruza os Reford Gardens.

Materiais recolhidos da natureza (seixos, conchas, troncos e plantas) nos arredores dos Reford Gardens são incorporados em concreto e formam uma coleção de memórias de viagem em um terraço exclusivo para cada ilha. Além disso, os detalhes em cobre lembram os antigos alambiques e cubas usados ​​no passado para a destilação de perfumes.

Uma experiência multimídia gratuita

O visitante pode aprofundar sua exploração deste território metafórico em um site móvel acessível por smartphone, incluindo uma crônica dos vários aromas em diferentes momentos do dia, do ano ou do século passado no Métis. Há também uma coleção de fotografias de época de Elsie Reford, a visionária criadora dos Reford Gardens.

“Ao longo dos anos, a UQAM e o Reford Gardens estabeleceram uma colaboração muito fértil, principalmente hospedando projetos de estudantes de graduação em Design de Eventos. Temos sempre o prazer de oferecer aos designers um território fértil para inspiração e experimentação. A ideia de que os moradores de Montreal podem experimentar fragmentos de nossa bela região no coração do Quartier Latin é realmente emocionante”, acrescenta Alexander Reford, diretor do Reford Gardens.

Co-apresentada pela UQAM e pela Quartier des Spectacles Partnership, a instalação Absolues jardin foi concebida como parte do Diploma em Event Design da UQAM School of Design sob a direção da Professora Céline Poisson, em colaboração com a Reford Gardens. O projeto foi realizado durante um estágio no Departamento de Comunicação da UQAM sob a supervisão da professora Serina Tarkhanian e do gerente de produção Laurence Montmarquette.

Ficha técnica

Design e conceito
Anne Bernard
Marianne Demers
Lou Marchais

Construção
Atelier Gaufab

Produção
UQAM

Parcerias
Partenariat du Quartier des spectacles
Reford Gardens / Jardins de Métis

Serviço

Website do projeto: absoluesjardin.cargo.site
Sobre a UQAM: uqam.ca/en/information/about/
Website do Partenariat du Quartier des spectacles: www.quartierdesspectacles.com/en

Compartilhar artigo:

Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752