O Courtyard Residence se assemelha a um origami retangular de concreto e vidro. A ambição do projeto é um design de expressão calma, experiência elevada e função perfeita. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Peter Bennetts.
A geometria de concreto e aberturas de vidro sob medida proporcionam privacidade e prazer prismático. Uma elevação discreta da rua com volumes implícitos em camadas cria uma sensação intensificada de intriga e admiração. Se a vista da paisagem urbana é em grande parte privada, os interiores florescem poeticamente com uma materialidade cálida.

Uma forma baixa contém uma série magistral de espaços concertados. Adotando o clássico modelo mediterrâneo de um pátio central, a casa prospera na privacidade externa e na experiência interna. Momentos de quietude e exuberância existem dentro deste continuum.



A água como fonte é o foco do pátio como um oásis. Reflexão e prazer são contrastados pela energia monumental do concreto fosco e polido. Superfícies suaves celebram uma crueza sofisticada por toda parte, apoiada pela dança em evolução de luz, sombra e reflexão.





Uma paleta de materiais contidos, principalmente madeiras selecionadas e finas janelas de aço, contribuem com nuances e elegância.
Apesar de seus elementos heróicos, a casa transcende sua escala de galeria e funciona como uma série de espaços de convivência lindamente proporcionados. Opções flexíveis para abrir e fechar interiores com paredes de vidro deslizantes proporcionam uma conexão imersiva com a piscina, o pátio e a luz do sol. Da mesma forma, a casa pode ser fechada conforme necessário para mediar condições climáticas adversas e otimizar o desempenho térmico.





Paredes de concreto e saliências são incorporadas para sombra e abrigo. Este vocabulário de design de acabamentos de concreto polido e cremoso flui de dentro para fora, muitas vezes parecendo quase luminoso em sua força escultural.
Os principais espaços de convivência irradiam do pátio, mas oferecem deleite, seja totalmente aberto para o pátio ou como espaços discretos. Oferecendo serenidade – com muito espaço para exuberância e diversão – o Courtyard Residence oferece espaço inspirador para a vida familiar.





Ficha Técnica
Nome do Projeto: Courtyard Residence
Localização: Melbourne, Austrália
Escritório de Arquitetura: FGR Architects
Setor do Projeto/Tipologia: Residencial – Individual
Projeto concluído: janeiro de 2022
Créditos do fotógrafo: Peter Bennetts
Créditos da equipe
Diretor/Arquiteto de design/Arquiteto principal: Feras Raffoul
Arquiteto do projeto: Williams Liau