Há mais de 100 anos, a Herman Miller é uma empresa que toma ações ousadas em resposta a mudanças sociais e ao fazê-lo, pavimentou consistentemente o caminho para futuras formas de viver e trabalhar. Do Living Office à cadeira Aeron, o foco da Herman Miller é ajudar empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes companhias, a projetarem e equiparem espaços de trabalho seguros, saudáveis e produtivos.

Em parceria com a Leesman, consultoria líder em inteligência para espaços de trabalho que instigam o alto desempenho, a marca usa dados e experiência de empresas para trazer insights de como será o local de trabalho pós-Covid-19.

Desde o início da pandemia, houve uma conversa sobre como manter os funcionários saudáveis e seguros e embora a saúde ainda seja a prioridade, cada vez mais a preocupação é sobre será a volta aos locais de trabalho com segurança, rapidez e produtividade. Para Maria Paula Zajar, Senior Product Manager LAC da Herman Miller, ‘’a maior preocupação dos gestores é como trazer seus colaboradores de volta para os espaços de trabalho de forma segura, não só física, mas mentalmente, pois segurança é uma necessidade humana e influencia diretamente no bem-estar de cada um dos indivíduos.’’

Muito tem se falado sobre a volta dos cubículos e repartições, mas a Herman Miller entende que a longo prazo, essas são medidas que podem comprometer a produtividade e fluidez do trabalho e que medidas mais integradas com as necessidades dos colaboradores são mais eficazes.

Por exemplo, é possível manter as pessoas em suas baias, ou separar as mesas por um metro e oitenta, mas não é possível impedir que as pessoas caminhem para um banheiro ou tomem um café em uma sala de descanso. Por esse motivo, a Herman Miller entende que políticas holísticas, como escalonamentos de horários de trabalho e limitação do número de funcionários em um único local, provavelmente serão as mais eficazes.

Como um primeiro passo, a empresa instiga os gestores a visualizarem os movimentos das pessoas e rotas comuns percorridas em todo o escritório e faça ajustes que promovam o distanciamento e, idealmente, acelerem o tempo necessário para que as pessoas concluam as atividades. Historicamente, essa abordagem funcionou para varejistas, como a IKEA, que possuem tráfego intenso. Quando possível, para um retorno rápido, no ponto de vista da Herman Miller, as empresas poderiam adotar medidas como:

  1. Implementação de horários flexíveis;
  2. Higienização, tanto individual quando dos espaços, intensa e contínua;
  3. Barreiras físicas, como partições, caso necessário;
  4. Utilização da tecnologia para reuniões;
  5. Obrigatoriedade do uso de máscaras.

Para um futuro próximo, a Herman Miller aposta no design dos espaços que evite o contato constante entre pessoas, design de produtos de fácil higienização e instiga os gestores a pensarem além do distanciamento social.

  1. Melhorar qualidade do ar e ventilação;
  2. Aumentar periodicidade e intensidade da limpeza das superfícies e do material através de design simplificado;
  3. Minimizar o número de toques através do controle por gestos e voz – tecnologias, programação dinâmica e serviço sob demanda.

Para Maria Paula, essas mudanças são iminentes, ‘’é preciso praticar a resiliência, a integração entre os mais diversos times, como recursos humanos, estratégia, gestão e tecnologia, será uma grande aliada para que as organizações possam chegar a medidas holísticas e efetivas.’’

A comunicação e a readaptação de processos serão fatores importantes nessa fase que em breve se dará nas empresas do Brasil. Reinventar-se e entender as novas realidades de cada dos times – rever a cultura organizacional e as referências de engajamento a partir dessas novas necessidades são formas de se aproximar de seus colaboradores, mantê-los seguros e satisfeitos.

Novamente, o pensamento imediato pode ser aumentar o espaço físico entre os trabalhadores – especialmente aqueles com locais de trabalho mais estacionários – durante períodos de risco de transmissão mínimo a moderado, mas é importante pensar em um futuro de retomada que garante segurança dos colaboradores e a fluidez das tarefas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.