Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021

A Jornada dos Sentidos

O pavilhão com sua forma fluída representa a história de Luxemburgo e toda a originalidade e dualidade deste país. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Steve Troes Fotodesign.


A principal inspiração para o projeto do pavilhão vem do desejo da Metaform Architects de transmitir uma verdadeira reflexão do passado, presente e futuro de Luxemburgo, ao mesmo tempo em que apresenta os valores do país: pequeno, mas ambicioso, intrigante, mas reconfortante, e acima de tudo generoso e aberto. Que melhor inspiração do que uma tira de Möbius, um loop, uma única superfície torcida sem começo nem fim, simbolizando o infinito e, acima de tudo, a economia circular e a diversidade unidas como um só.

Um dos maiores desafios foi encontrar um bom fluxo para os visitantes passarem rapidamente. Assim, foi criado um retrocesso entre a rua principal e o pavilhão: o espaço e a distância oferecem uma percepção clara do todo.

Dado que a experiência do visitante começa na fila de espera, a Metaform projetou uma rampa como um tapete vermelho acolhedor, convidando as pessoas a descobrir o edifício e guiando-as ao longo de um caminho contínuo que desfoca os limites entre o exterior e o interior.

A mescla de experiência, cenografia e arquitetura do usuário

Cenografia e arquitetura são complementares na missão de mesclar as pessoas com a exposição. De forma didática, interativa e intuitiva, diferentes projeções e animações exibem o país e seu povo. Coletivamente, cria um fluxo contínuo de imagens do início ao fim para experiências no segundo andar. A fita se torna uma tela de cenografia multicamadas, alternando piso, parede e teto como meio de expressão.

O térreo acomoda uma área de armazenamento acessível a partir da parte de trás, bem como banheiros, uma suíte VIP e uma unidade de administração com visibilidade sobre a área central. Há também um restaurante com uma cozinha aberta, e uma loja de presentes orientada para a área da frente.

O primeiro andar, acessível diretamente da rampa principal, é um espaço multifuncional. Para acomodar shows, recepções e conferências, a porta lateral permanece fechada, e a rampa guia os visitantes sem causar interrupções. Ao sediar uma exposição temporária, a porta serve como barreira, com o espaço interno se tornando uma parte intuitiva do fluxo.

O segundo andar é o ponto de maior alcance, e é dedicado à exposição temática espacial. Para alcançar a terra novamente, um deslizamento através do pitoresco pátio verde conclui a jornada de forma divertida e lúdica.

A jornada de baixo para cima é contínua, mas em constante mudança. Ao se mover entre as peles protetoras internas e externas, prevalece a sensação de estar dentro e fora ao mesmo tempo. A proporção do espaço muda constantemente, dando um aceno às mudanças percepcionais semelhantes da cidade de Luxemburgo devido à sua paisagem muito particular e única. Uma variedade de conexões visuais paralelas são criadas em diferentes níveis, e através de diferentes estágios. Ambientes e humores mudam instantaneamente, despertando curiosidade para aprender mais sobre o país.

Um dos requisitos era concluir o projeto utilizando 70% de materiais reutilizados ou reciclados, o que foi um desafio que a Metaform encontrou ao optar pela construção de aço. A membrana de fibra de vidro, embora difícil de reciclar, pode ser reutilizada pelo produtor, que concordou especificamente com ela.

Desenhos Técnicos
Ficha Técnica

Localização: Dubai, Emirados Árabes Unidos

Ano: 2017-2021
Tipologia: Pavilhão de Exposição Tamanho: 2100 m2 Status: Cliente
Completo: GIE LUXEMBOURG @ EXPO2020DUBAI
Parceiro local: WME Consultores

Engenheiro estrutural: AuCARRE

Engenheiro técnico: Cálice Lavandier & Associés Ingénieurs-Conseils S.A
Colaborador Externo: Jangled Nerves

Prêmio: 1º prêmio na Competição Dubai Expo2020 para o Pavilhão luxemburguês

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752