Business

A importância dos serviços vocacionais para operações comerciais

O ampliamento da oferta de serviços ao transportador é de extrema importância para garantir maior disponibilidade aos caminhões neste segmento. Investimos contínuos no pós-venda, junto com a rede de concessionários, agilizam a manutenção dos veículos nas operações vocacionais onde quer que estejam, assim explica Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil.

Diferentes do transporte rodoviário, as operações vocacionais são geralmente mais severas e fechadas, muitas vezes rodando 24 horas por dia, sete dias por semana. “Na maior parte das vezes elas exigem um planejamento mais refinado das manutenções e das paradas para reparos, para garantir maior disponibilidade”, observa Carlos Banzzatto, gerente de pós-venda da Volvo no Brasil.

Buscar a melhor solução para cada cliente e garantir uma disponibilidade ainda maior do veículo e um custo ainda menor por tonelada transportada é objetivo das melhores empresas automobilísticas. Além da qualidade dos veículos, como comenta Banzzatto: “O caminhão Volvo é reconhecido por sua robustez e baixo custo operacional”.

Procurando reforçar o atendimento especial, um bom método é ampliar também a cobertura do programa de manutenção para aplicações vocacionais. Um exemplo desse reforço pode ser visto no programa de Ouro criado ela marca Volvo. O programa disponibiliza a manutenção preventiva e corretiva, prevendo uma customização para cada cliente. É planejado para uma operação e frota específicas, garantindo uma precisão ainda maior. 

Estrutura na operação

Dependendo do porte do cliente e do tamanho da frota, a empresa e a rede de concessionárias também pode implementar uma estrutura física de atendimento dentro da operação do cliente, com serviços de mão-de-obra, estoque e gestão de peças, boxes e valas para manutenção. É uma espécie de posto avançado da marca, normalmente criado para operações maiores, com maior quantidade de veículos. Outro serviço são as oficinas volantes das concessionárias. Um caminhão com um mecânico treinado pela fábrica e equipado com o ferramental de uma oficina tradicional percorre as operações do cliente com uma agenda e rota previamente definidas, fazendo toda a manutenção básica e preventiva, como troca de óleos e de filtros. “É uma estrutura itinerante da concessionária. O objetivo é também garantir maior disponibilidade da frota, para que o caminhão passe o menor tempo possível parado em manutenção”, finaliza Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões Volvo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.