Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021

A escola e o rio

Pointe-à-Callière é um espaço educativo que teve seu design inspirado no rio São Lourenço em Montreal. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Raphaël Thibodeau.

A colaboração multidisciplinar formada pelas duas empresas de design, La Camaraderie e Inscape le studio, apresenta seu mais recente projeto no Pointe-à-Callière, Montreal Archaeology and History complex: o iA Financial Group Workshop.

Este novo espaço está localizado na Antiga Casa da Alfândega – o Edifício Fondation J. Armand Bombardier. As duas agências estão combinando seus pontos fortes em design experiencial e arquitetura de interiores para criar um espaço educacional para oficinas escolares. A missão é introduzir grupos de alunos à história e arqueologia através de uma variedade de atividades em um ambiente que seja versátil e divertido. Aqui, o aprendizado usa suas próprias cores e histórias surgem graças aos móveis especialmente projetados como uma ferramenta narrativa.

Uma nova abordagem

Brigitte Lacroix, Gerente de Projetos de Tecnologia De Exposições e Multimídia do museu, comentou sobre o anúncio: “A equipe de design mostrou ousadia e criatividade para criar um espaço que não só atenda às necessidades específicas, mas também estimule a imaginação… um espaço que faz você sonhar!

O espaço educativo revela um ambiente onde cores e formas fluídas se combinam para imergir os visitantes em uma experiência inspirada no rio São Lourenço. Para os designers, o movimento da água literalmente se tornou a linha norteadora do conceito de design.

O projeto

O Museu fica às margens do rio São Lourenço, o que foi um fator determinante na fundação de Montreal e na ocupação do território. Os designers, portanto, inspirados pelas imagens do rio para criar essa experiência imersiva de uma grande onda subindo as escadas para o espaço educacional principal.

Este vocabulário formal se reflete em todos os aspectos do layout e do design. Uma instalação móvel pendurada no teto anima o espaço central com movimento perpétuo que lembra pequenas pedras coloridas agitadas pelos gorgolejos da água. No chão, grandes ondas azuis atravessam a área principal. O espaço principal agora é subdividido em quatro salas pela adição de grandes portas dobráveis, permitindo maior flexibilidade espacial. Atenção especial foi dada à gestão acústica entre as salas, e à reverberação do som. Assim, várias atividades podem ocorrer simultaneamente sem que os grupos interfiram entre si. Além disso, todas as intervenções e elementos de design são projetados em resposta aos desafios acústicos do espaço.

Mobiliário

O mobiliário personalizado é lúdico e funcional, utilizando cores brilhantes e materiais naturais claros. Cada um deles é desenvolvido de acordo com a cenografia de atividades específicas e seus artefatos, convidando a interação entre os jovens e os objetos apresentados. Tudo foi pensado em um esforço para facilitar a rápida instalação de cada atividade, e maximizar as experiências e a participação de nossos jovens.

Ficha técnica

Título: iA Financial Group Workshop

Localização: Old Customs House – Fondation J. Armand Bombardier Building, Pointe-à-Callière

Cliente: Pointe-à-Callière

Área: 2.000 pés quadrados

Designers: La Camaraderie & Inscape le studio

Engenheiro: Bouthillette Parizeau

Empreiteiro geral:  Axe Construction

Data final do projeto: setembro de 2020

Crédito da foto: Raphaël Thibodeau 

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752