Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

A cidade de livros

Um projeto impressionante que resgata a cultura e homenageia a sua cidade, sendo capaz de criar uma paisagem de formas orgânicas com estantes de livros. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: SFAP.

Surpreendentes encontros com a Terra das Fadas

Empurre a porta da cortina de vidro aberta e observe as estantes únicas em forma de C, com cor natural de nozes, diante de seus olhos. A sequência aparentemente irregular constrói intimidade dentro do espaço e se torna um destaque no salão da frente. A inspiração é extraída de azulejos cinzas com um sentido histórico. A forma de arco única e animada abre uma nova trilha e sutilmente divide a área do fórum.

Andar sob a estante é como caminhar ao lado de um beiral ao ar livre, ou pisar em uma montanha ondulante. Abra um livro, e você será imediatamente atraído para a atmosfera. O tempo parece ficar parado a cada passo enquanto você vagueia entre as estantes.

O profundo patrimônio cultural do espaço de leitura oferece cenários muito diferentes das livrarias tradicionais. Estantes se estendem do espaço até as colunas adjacentes, engenhosamente despertando a curiosidade dos leitores e guiando-os ao longo de sua rota.

A floresta de bambu sem fim

Andando ao longo do caminho sinuoso entre a parede da estante, uma área de leitura infantil é subitamente exposta, onde bambu verde aleatório e irregular foi ‘transformado’ em estantes de forma criativa. O designer também escolheu um elemento decorativo representativo de Sichuan, o adorável panda. Uma ilustração paira sobre as estantes representando pandas subindo em galhos altos, criando um belo conceito artístico de vitalidade natural. Olhando para baixo, almofadas coloridas são empilhadas como colinas, criando uma atmosfera de leitura adorável e sonhadora para as crianças. As almofadas também podem ser separadas para uso individual, permitindo que as crianças se sentem confortavelmente e relaxem no chão.

Vegetação, Árvores e Lagos

No Distrito Central de Literatura, o designer usa um teto espelhado para expandir visualmente a ductilidade espacial, e para criar uma sensação de abertura. O muro da estante, inspirado na magnífica Represa Dujiangyan, se espalha para cima como um muro de uma super cidade construído de cultura histórica e serve como um portador funcional para os livros. Com o efeito do piso de azulejo preto, as mesas do livro aparecem como barcos silenciosamente atracados no lago. Eles remam e flutuam entre a parede da estante.

Um vislumbre do espaço fornece um deleite visual. Mudanças arquitetônicas na estrutura ao longo da passarela também refletem a estética dinâmica das mudanças climáticas, seja chuva, vento ou neblina. O cenário de tirar o fôlego de Dujiangyan é vividamente apresentado no espaço. Através de furos de porta na parede da estante, diferentes áreas funcionais estão todas à vista, enriquecendo as experiências visuais dos leitores. Pegue seu livro favorito, venha ao confortável café e desfrute de uma xícara de café no abraço tranquilo do ambiente suave e inspirado na arte. Se você ficar por uma tarde, ou passar por aqui para uma visita rápida, você apreciará o núcleo espiritual único de Zhongshuge, proporcionando aos leitores um espaço muito ornamental que cria valor e é propício à inspiração ideológica.

À medida que você sobe as escadas, estantes pelo lado oferecem uma variedade de livros ao alcance. Outras áreas inacessíveis são decoradas com filme padrão de livros, continuando a construir o majestoso impulso do espaço. Ao criar cenários finais e usar técnicas arquitetônicas, o designer move o magnífico espírito de montanhas e rios para o espaço interno, presenteando os leitores com uma poderosa paisagem artística que captura a beleza inspiradora da natureza.

Aqui, vemos uma cidade. Ouvimos o diálogo entre cultura e sabedoria, interpretamos os pensamentos culturais condensados em um contexto histórico, experimentamos sentimentos antigos com um sabor poético e imaginamos o sonho em nossas mentes. Seja a tecnologia de ladrilho usada para retratar a sabedoria antiga na área de leitura, ou a exposição do mar de bambu na área de leitura infantil que captura uma sensação de felicidade e inocência, ou o retrato do cenário natural na área literária, os elementos de design visam criar um destino ideal para a alma, marcado pela convivência harmoniosa da habitabilidade e da ecologia natural.

Desenhos Técnicos
Ficha técnica

Nome do projeto: Dujiangyan Zhongshuge

Localização: Sichuan, China

Área do projeto: 973 m²

Prazo de conclusão: 2020.09

Empresa de Design: X+LIVING

Designer Criativo: LI XIANG

Diretor do Projeto: Fan Chen, Wu Feng

Designers Participantes: Zehuan, Lin Maiqi, Jiang Xueping, Fan Haifeng, Che Rui, Peng Xiang

Fotógrafo: SFAP

Compartilhar artigo:

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752