Domingo, 14 de Agosto de 2022

A Casa dos Arcos

Projetado em um pequeno terreno de esquina de 622m2 com um layout de bairro residencial, Mirai é uma casa concebida em resposta ao clima quente do deserto do Rajastão, na Índia. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Mr. Dinesh Mehta.

Com base na localização, os lados sul e leste têm o mínimo de espaço aberto, com espaços adjacentes nesses lados planejadas para um desenvolvimento futuro. Os lados norte e oeste estão em frente a um entroncamento rodoviário e têm espaços mais abertos, incluindo áreas de ajardinadas e árvores.

Projetada para uma família com 3 gerações vivendo juntas, a casa tem 3 níveis, com 4 quartos, 2 salas de estar, uma academia e um escritório.

Em corte, as alturas internas são variadas, com um interessante jogo de volumes em cada parte da casa, incluindo quartos de pé-direito único, uma área de jantar com pé-direito duplo e uma área de estar de altura intermediária com 1,5 de nível.

Um envelope pontiagudo e curvilíneo envolve a casa, criando espaços intersticiais e semiabertos ao longo de todo o perímetro, com recessos mais profundos nos lados voltados para o jardim. Este envelope reduz substancialmente o ganho de calor, ao mesmo tempo em que fornece espaços abertos protegidos ao redor da casa para cada cômodo. Projetado para mitigar o ganho de calor em resposta ao clima quente e ávido de sua localização, este envelope mantém toda a casa fresca nos meses quentes de verão, quando as temperaturas sobem acima de 40 °C por 8 meses do ano.

Esta casa escultural é contextualizada ao seu entorno, ao clima e às necessidades do proprietário, resultando em um interessante jogo de volumes, espaços abertos, fechados e semiabertos em todos os níveis. O design cria espaços energeticamente eficientes com ganho de calor reduzido e luz natural indireta em cada parte da casa.

Em colaboração com artesãos locais e mão de obra contratada nas imediações, a casa foi construída usando tijolos de origem local, arenito e gesso de cal, e inclui processos para reciclagem de água, coleta de água da chuva e painéis solares para geração de energia.

Desenhos técnicos
Ficha Técnica

Nº de Pisos: G+2

Localização: Bhilwara, Rajastão

Data de conclusão: maio de 2022

Nome do cliente: Sr. V.P.Ranka

Construtora / Contratante : – Anupam Buildtech

Tamanho do Projeto / Área bruta do piso : 9900 m² (920 m²)

Arquitetos Principais: Ar. Sanjay Puri, Ar. Nina Puri

Equipe de Design – Arquitetura- Ishveen Bhasin, Shreiya Kumar,Nilesh Patel, Kalpesh Kacha,Tanya Puri

Consultores

Consultora de Design de Interiores – Nina Puri Architects

Consultor Estrutural – Vijay Tech Consultants

Consultor do MEP – Consultores Shreshtha

Créditos das fotos: Sr.Dinesh Mehta

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Domingo, 14 de Agosto de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752