Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023

A Casa de Minohshinmachi

A casa de Minohshinmachi expressa a ideia de que é possível construir uma casa bonita, interessante e econômica. Texto: v2com, traduzido por Louise Trevisan. Fotos por: Masashige Akeda.

O local

O projeto está localizado na parte mais ao norte da cidade de Minoh, Osaka, com uma área ao redor abençoada por um ambiente natural. No entanto, muitas das casas construídas nos arredores não eram muito diferentes das construções do centro da cidade. Nesse ambiente, o casal desejava uma casa simples que lhes permitisse absorver a riqueza da natureza no seu dia a dia, ao contrário de morar em uma casa urbana.

O lado sul está voltado para a estrada, e os lados leste e oeste são ladeados por lotes residenciais. Ao norte, o local está voltado para a estrada de manejo da Fazenda Satoyama, que foi estabelecida como zona de amortecimento para a área de alerta de desastre de deslizamento. O plano de fundo apresenta a magnífica vegetação do Monte Aogai, a montanha mais ao norte da cidade de Minoh. Ao abordar esta fronteira entre a “cidade” e a “natureza”, era necessária uma residência tranquila com uma fronteira vaga entre o interior e o exterior, em harmonia com o ambiente natural circundante.

Alto desempenho

Este projeto foi desenhado pelo arquiteto japonês Yasuyuki Kitamura. A casa é um edifício térreo com um telhado simples e triangular. O volume é mantido baixo para que seja vagamente contínuo com a paisagem circundante. Além disso, com um orçamento de construção muito limitado, a estrutura foi construída usando métodos convencionais de construção de madeira, com todos os pilares medindo 105 mm², e todos eles construídos com metais estruturais comuns. Uma estrutura de quadro simétrica simples com colunas espaçadas em um passo, uma única viga longitudinal interna e externa e vigas com extremidades estreitas são usadas para garantir alto desempenho sísmico e reduzir significativamente o período de construção.

O espaço interior é estendido por aberturas emparelhadas, um telhado claro, beirais profundos e grandes claraboias que desenham as árvores e o céu azul. Ao alinhar os quartos, uma área intermediária foi criada. Dois pilares colocados no centro do grande espaço, posicionados como componentes arquitetônicos com uma pequena seção transversal, proporcionam ao espaço uma sensação de calma, como as árvores em pé em uma floresta.

Este único gesto arquitetônico estabelece o estilo do edifício com base no uso honesto de materiais e um equilíbrio entre opacidade e transparência. No interior da casa térrea, que é dividida por esguias vigas de madeira, a cozinha, o banheiro e outras funções são contidos por uma série de volumes retilíneos aninhados, caiados de branco ou folheados a compensado. Modernas e sólidas, as estruturas proporcionam um contraste maravilhoso com o invólucro clássico e arejado. Embora aparentemente leve e etérea, a casa é altamente resistente a terremotos, graças ao método tradicional de construção em madeira empregado em sua construção. Uma nova expressão em um cenário notável, o projeto mostra que a grandeza pode ser alcançada com meios modestos.

“Temos procurado o futuro da arquitetura ambiental e o nosso objetivo era reconstruir a relação esquecida entre o caráter local e o ambiente natural envolvente. O resultado é um novo tipo de edifício que, para além do elevado desempenho residencial, tem ainda mais sensação como uma parte da natureza do que uma paisagem “ Yasuyuki Kitamura

Nos últimos anos, a demanda por desempenho habitacional tem aumentado constantemente. A casa foi projetada de acordo com os padrões de resistência a terremotos grau 3 e com excelentes padrões de desempenho de isolamento, resultando em um ambiente calmo e relaxante.

A Casa de Minohshinmachi ganhou o prestigioso AZ Award e foi selecionada como finalista do 2021 Architizer A + Awards em Arquitetura + Living Small / Low Cost Design.

Confira mais imagens:

Ficha Técnica

Nome: Casa em Minohshinmachi
Localização: Osaka, Japão
Cliente: Shuhei Kimura
Arquitetos / Designers: Yasuyuki Kitamura
Engenheiro Estrutural: Takuma Togo
Construtor: Takada Corporation
Fotógrafo: Masashige Akeda
Conclusão do projeto: 20 de abril de 2020
Área do lote: 210,10m²
Área dconstruida: 87,52m²
Área total: 81,15m²

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752