Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023

A arquitetura do futuro

Build Better Now, é uma exposição online de realidade virtual que demonstra as oportunidades de enfrentamento da Emergência Climática e limitação do impacto ambiental dos edifícios e cidades que habitamos.Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar.

O pavilhão virtual, projetado pela AECOM em colaboração com o Install Archive, possui uma série de espaços expositivos em forma de cúpula entre copas de árvores e conectados por passarelas. A exposição apresenta 17 projetos exemplares e sustentáveis construídos de todo o mundo, selecionados a partir de uma Chamada Aberta internacional. Build Better Now também apresenta uma nova instalação 3D e um filme de acompanhamento concebido para COP26 pela Make Architects.

O ambiente construído tem um papel central a desempenhar no apoio à transição mundial para uma economia líquida de carbono zero. Globalmente, os edifícios consomem mais de um terço da energia produzida e são responsáveis por 40% das emissões globais de carbono relacionadas à energia. A exposição atua como um apelo global por ações climáticas e é apoiada por uma coalizão de mais de 100 organizações parceiras da indústria ambiental construída.

“Com a COP26, o mundo está pronto para enfrentar as mudanças climáticas e o ambiente construído tem um papel crucial a desempenhar. Sabemos por que devemos acelerar a ação climática e construir o “Build Better Now” mostra como podemos chegar lá. Todos no planeta têm uma participação em nossos edifícios e cidades. Convido a todos a se inspirarem no Build Better Now como uma vitrine global de soluções pioneiras para as mudanças climáticas e espero que ela apoie a indústria a criar edifícios, lugares e cidades mais sustentáveis do futuro.”

– Julie Hirigoyen, Chefe Executiva do Conselho de Construção Verde do Reino Unido.

Ao lado da exposição, o Build Better Now sedia uma série de eventos que inclui um programa de passeios e palestras, painéis de discussão e outros conteúdos para download, para educar e inspirar a indústria ambiental e o público a agir agora para identificar e entregar soluções climáticas em escala.

Os projetos eleitos

Após a Chamada Aberta, lançada em junho de 2021, foi realizado um rigoroso e transparente processo seletivo para encontrar projetos para a exposição. Um painel de julgamento composto por líderes do setor de todo o mundo, com visão das complexidades das questões de sustentabilidade ambiental construída em nível regional e local, selecionou projetos que estão causando um impacto positivo imediato na vida do planeta e das pessoas. Esses projetos são escaláveis e replicáveis – dando o potencial de proporcionar impactos de longo alcance. Explorando temas como uso de recursos naturais, mitigação do clima e adaptação e natureza e biodiversidade, o Build Better Now mostrará algumas das soluções mais inovadoras de todo o mundo.

A Make Architects foi selecionada para projetar uma instalação focada em sustentabilidade 360° e um filme que funciona como peça central dentro do pavilhão. ‘A Fonte da Recuperação Circular’ destaca oportunidades de recuperação, reutilização e reciclagem no ambiente construído para estabelecer uma economia verdadeiramente circular.

Os projetos pioneiros incluem um centro cultural na Suécia que será um dos edifícios de madeira mais altos do mundo; o maior edifício Certificado de Passivhaus no hemisfério sul da Austrália; um distrito de inovação de 100 hectares na Itália mapeado digitalmente e alimentado por fontes de energia 100% renováveis; e o maior edifício de escritórios positivo para energia na Noruega, que fornece energia renovável excedente para edifícios vizinhos, bem como ônibus elétricos.

Os edifícios construídos com materiais locais naturais variam de um edifício universitário do Reino Unido utilizando palha; uma escola na Indonésia construída com bambu e as primeiras casas sustentáveis impressas em 3D feitas inteiramente de argila crua – equilibrando perfeitamente técnicas de construção ultramoder pela tecnologia de construção histórica e tradicional.

Projetos que protegem e melhoram a natureza incluem uma iniciativa de ecoturismo liderada pelo governo para restaurar um parque nacional no Ruanda e um projeto de rewilding de alta tecnologia, restaurando florestas nativas e turfeiras e reintroduzindo espécies localmente extintas em 100 acres de terra nas Terras Altas escocesas, que formarão um modelo para uma regeneração da natureza semelhante globalmente.

Além de pesquisas financiadas pelo governo sobre a adaptação das icônicas, mas difíceis de aquecer, casas de cortiços da Escócia, a exposição apresenta uma favela no Brasil e soluções habitacionais sustentáveis acessíveis no Reino Unido, Nova Zelândia e Paquistão. Também estão incluídos um conceito de ponte de madeira transversal adaptável projetado para uma economia circular, bem como uma iniciativa para desenvolver um mercado sustentável de construção de madeira em massa na África Oriental.

“Estamos nos unindo para que a COP26 destaque o ambiente construído como uma solução para as mudanças climáticas. Esta é a mais visível e coordenada que a indústria já esteve em uma cúpula climática deste calibre. O Build Better Now nos oferece a oportunidade de aprender como as práticas de construção sustentáveis estão tendo um impacto positivo na vida das pessoas. Devemos garantir que o mundo ouça os passos necessários para criar edifícios sustentáveis, o que significa construir e renovar com os princípios do Whole Life Carbon, abraçar uma economia circular e criar pessoas centradas e saudáveis edifícios que sejam resilientes aos efeitos das mudanças climáticas.”

-Cristina Gamboa, CEO do World Green Building Council, no lançamento do Build Better Now.

O Pavilhão Virtual de Ambiente Construído COP26 foi projetado e desenvolvido pela equipe de Visualização e VR da AECOM em colaboração com os designers de exposições Install Archive.

Mais informações

Build Better Now

Pavilhão Virtual do Ambiente Construído COP26

1 a 12 de novembro de 2021

Site: buildbetternow.com

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752