Quarta-Feira, 26 de Janeiro de 2022

A adega New Carillon d’Angélus

O equilíbrio entre herança e inovação. Texto: Divulgação | Fotos: Studio Deepix

O Château Angélus adquiriu uma nova vinícola em Libourne, França, finamente projetada pelo arquiteto Eric Castagnotto da empresa Architecte DPLG . Da adega é feito o segundo vinho produzido por Château Angélus, Carillon d’Angélus, bem como o último chegado: Tempo d’Angélus . Este novo vinho de assinatura Château Angélus será apresentado em Quebec pela primeira vez em novembro de 2021.

O Equilíbrio entre Herança e Inovação

A antiga vinícola de Carillon d’Angélus – localizada na propriedade – tornou-se muito apertada para acomodar equipamentos novos, mais eficientes e mais inovadores. Sua localização em um Patrimônio Mundial da UNESCO limitou as possibilidades de expansão e impôs fortes restrições arquitetônicas. Decidiu-se, portanto, criar uma nova vinícola do zero.

A procura de espaço para acolher esta nova estrutura determinou que não foi possível encontrar a superfície necessária à sua construção em Saint-Emilion. O espectro foi assim alargado às comunas vizinhas, e essa busca conduziu a terrenos selecionados em Saint-Magne-de-Castillon.

Como resultado de considerações técnicas, ambientais e estéticas, esta nova adega é decididamente moderna, tirando partido de um equipamento de última geração.

O edifício de 4400 m2, implantado num terreno de 3,30 hectares, encontra-se semi-submerso com cobertura verde. Contém uma área de recepção de uvas, com escolha óptica, uma cuba para vinificação, uma adega dedicada à fermentação maloláctica e uma adega para a maturação. Eventualmente, equipamentos de engarrafamento e etiquetagem serão adicionados à linha.

Inspirada na Fleur de Boüard em Lalande de Pomerol, a adega vinícola, com suas 18 cubas truncadas em forma de cone invertido, sistema de içamento e elevador de cubas, é 100% alimentado por gravidade.

Uma unidade de produção de nitrogênio permite a proteção permanente dos vinhos, bem como o controle do oxigênio durante a vinificação e envelhecimento. Os painéis fotovoltaicos permitem a autoprodução de parte da energia elétrica necessária ao funcionamento da nova estrutura.

A Carillon d’Angélus, como toda a propriedade, é certificada HVE3. Este mais alto nível de certificação de “Alto Valor Ambiental” atesta as melhores práticas da Angélus em termos de biodiversidade, estratégia fitossanitária e gestão da fertilização. O edifício é certificado pelo BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), que é o equivalente britânico do HQE da França (Haute Qualité Environnementale). A vinícola foi entregue durante a safra 2019.

Ficha técnica

Cliente: Château Angélus


Localização: Saint Magne de Castillon, França


Conclusão da construção: novembro de 2019


Área do projeto: Edifício de 4400 m2, localizado em um terreno de 3,30 hectare


Arquiteto: Eric Castagnotto da Architecte DPLG

Para mais informações, acesse www.angelus.com/ e www.galleonwines.ca/

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Quarta-Feira, 26 de Janeiro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752