O equilíbrio entre herança e inovação. Texto: Divulgação | Fotos: Studio Deepix
O Château Angélus adquiriu uma nova vinícola em Libourne, França, finamente projetada pelo arquiteto Eric Castagnotto da empresa Architecte DPLG . Da adega é feito o segundo vinho produzido por Château Angélus, Carillon d’Angélus, bem como o último chegado: Tempo d’Angélus . Este novo vinho de assinatura Château Angélus será apresentado em Quebec pela primeira vez em novembro de 2021.
O Equilíbrio entre Herança e Inovação
A antiga vinícola de Carillon d’Angélus – localizada na propriedade – tornou-se muito apertada para acomodar equipamentos novos, mais eficientes e mais inovadores. Sua localização em um Patrimônio Mundial da UNESCO limitou as possibilidades de expansão e impôs fortes restrições arquitetônicas. Decidiu-se, portanto, criar uma nova vinícola do zero.
A procura de espaço para acolher esta nova estrutura determinou que não foi possível encontrar a superfície necessária à sua construção em Saint-Emilion. O espectro foi assim alargado às comunas vizinhas, e essa busca conduziu a terrenos selecionados em Saint-Magne-de-Castillon.
Como resultado de considerações técnicas, ambientais e estéticas, esta nova adega é decididamente moderna, tirando partido de um equipamento de última geração.
O edifício de 4400 m2, implantado num terreno de 3,30 hectares, encontra-se semi-submerso com cobertura verde. Contém uma área de recepção de uvas, com escolha óptica, uma cuba para vinificação, uma adega dedicada à fermentação maloláctica e uma adega para a maturação. Eventualmente, equipamentos de engarrafamento e etiquetagem serão adicionados à linha.
Inspirada na Fleur de Boüard em Lalande de Pomerol, a adega vinícola, com suas 18 cubas truncadas em forma de cone invertido, sistema de içamento e elevador de cubas, é 100% alimentado por gravidade.
Uma unidade de produção de nitrogênio permite a proteção permanente dos vinhos, bem como o controle do oxigênio durante a vinificação e envelhecimento. Os painéis fotovoltaicos permitem a autoprodução de parte da energia elétrica necessária ao funcionamento da nova estrutura.
A Carillon d’Angélus, como toda a propriedade, é certificada HVE3. Este mais alto nível de certificação de “Alto Valor Ambiental” atesta as melhores práticas da Angélus em termos de biodiversidade, estratégia fitossanitária e gestão da fertilização. O edifício é certificado pelo BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), que é o equivalente britânico do HQE da França (Haute Qualité Environnementale). A vinícola foi entregue durante a safra 2019.
Ficha técnica
Cliente: Château Angélus
Localização: Saint Magne de Castillon, França
Conclusão da construção: novembro de 2019
Área do projeto: Edifício de 4400 m2, localizado em um terreno de 3,30 hectare
Arquiteto: Eric Castagnotto da Architecte DPLG
Para mais informações, acesse www.angelus.com/ e www.galleonwines.ca/