O conforto é pré-requisito para um trabalho mais produtivo e tranquilo. Especialmente as cadeiras cumprem um papel importantíssimo no escritório ou no home-office. Nela, passamos a maior parte do tempo, assim é preciso saber qual o melhor tipo de assento para cada trabalho.

Tão importante quanto o design, a escolha da cadeira de escritório precisa necessariamente passar pelo conforto. Ela deve ser bastante acolhedora e, ao mesmo tempo, ter um formato que deixe a coluna ereta. Modelos com regulagem são uma boa opção para ajustar o tamanho conforme a estatura da pessoa que irá utilizá-la e deve-se levar em consideração sua altura em relação à mesa. Escolha um modelo preferencialmente estofado e que se encaixe no contorno da sua lombar. “O conforto é algo quase que intangível quando se tenta materializá-lo, porém o desconforto é muito latente quando o uso de um móvel inapropriado ocorre, voltando ao exemplo da cadeira de cozinha para o trabalho em longos expedientes no computador”, afirma o Consultor Técnico de Produtos do FK Grupo, Paulo Bonatelli.

Entre os principais fatores que podem auxiliar na proteção do corpo, especialmente a coluna durante as horas de trabalho, estão o ajuste de altura do assento em relação ao piso, deslocamento por rodízios com rodas duplas e de duplo giro, um amortecedor com gás pressurizado ou outro sistema que permita o amortecimento ao sentar-se, apoio cervical e para os braços reguláveis em altura e com materiais macios ao toque. Para Bonatelli, a oferta de ajustes em uma cadeira de trabalho existe para que os aspectos ergonômicos sejam contemplados. Confira abaixo alguns exemplos de cadeiras que atendem os requisitos da ergonomia e contribuem para um home office eficiente:

  1. A cadeira executiva Fit, da Sittz, conta com tela e um ajuste lombar para manter a coluna em uma posição saudável. Enquanto os braços encontram confortáveis apoios com ajuste de altura, a cabeça pode opcionalmente desfrutar do encosto tapeçado articulado. A base e os suportes cromados destacam ainda mais cores e texturas. O exclusivo mecanismo Sycron permite múltiplos ajustes de parada, ampliando a liberdade de movimentos de concentração e relaxamento. Os rodízios de nylon garantem um deslizar suave pelo piso.
  2. Atenta as tendências mundiais, a F.Way traz com exclusividade para o Brasil a cadeira Ing em parceria com a empresa japonesa Kokuyo, umas das líderes mundiais em mobiliário corporativo. Segundo estudos da empresa, utilizar o produto por quatro horas trabalhando equivale ao gasto calórico de andar por 1,5km. Isso acontece, pois, a Ing possui por baixo da superfície do assento um mecanismo de deslizamento que se move livremente em 360 graus, acompanhando cada sutil movimento do corpo humano. A peça distribui a pressão corporal com movimentos naturais e não necessita de ajuste, já que apresenta uma inclinação livre, na qual a parte frontal da superfície do assento é dobrada de acordo com o tamanho e a postura da pessoa sentada.
  3. A cadeira Grid, da F.Way, garante o encaixe perfeito do corpo, sem deixar de lado a elegância e o conforto, tendo como característica principal a leveza. O encosto em nylon flexível conta com um raio de curvatura transversal. Para garantir uma ergonomia ainda mais superior, o apoio lombar é feito de modo perfeito para prevenir as dores e garantir o maior acolhimento possível durante as longas horas de trabalho. A Grid ainda possui um mecanismo do tipo sincronizado, autoajustável que possibilita movimento de reclinação para assento com sistema de travamento em três pontos. Já os braços contam com regulagem de altura em uma estrutura vertical tubular em seis estágios diferentes, de formato elíptico que se encaixa perfeitamente ao corpo.
  4. Com um traço original que combina assento e encosto, a poltrona Nox, da F.Way, se torna perfeita para os mais variados projetos. Com um encosto estruturado em Nylon, a cadeira se molda ao corpo. Os braços completam a personalização e se encaixam ao assento, permitindo a regulagem em até oito níveis de altura. Já o assento em polipropileno é feito com espuma moldada em poliuretano de alta densidade.
  5. A cadeira Time, da Sittz, traz alta performance ergonômica garantida pelo sistema Up Down, que permite regulagem de apoio lombar. O encosto é fabricado em tela, material que aceita a troca térmica entre as costas e o ar. A cabeça pode ganhar acessórios para descanso adicional, vide o apoio articulável também em tela. O assento de espuma estofada possui ainda o mecanismo Syncron com quatro estágios de parada e sistema de tensão auto ajustável, ou seja, liberdade máxima de movimentos em períodos de concentração e relaxamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.