Agenda

21º Concurso Brasileiro da Arquitetos abre inscrições

O Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde 1945. O 21º CBA convida os profissionais e a sociedade a discutir o tema Espaço e Democracia. Propõe-se um Congresso distribuído por diferentes locais do Centro Histórico de Porto Alegre, buscando tanto promover aos seus participantes a vivência dos espaços da cidade, das praças e parques aos equipamentos culturais e educacionais existentes, quanto dar visibilidade ao Congresso junto à população local.

Realizar o Congresso em espaços públicos e promover atividades gratuitas dirigidas à população local traz a temática para a própria espacialidade proposta, reunindo a sociedade, os arquitetos e urbanistas do país. O 21º CBA convida os arquitetos e arquitetas (e urbanistas) do Brasil a viver o lugar, saindo do “não-lugar” que Centros de Convenções e Eventos podem representar, segundo a definição do antropólogo Marc Augé.
Este Congresso é também evento preparatório do UIA 2020 Rio, o Congresso Mundial que se realizará na cidade do Rio de Janeiro no próximo ano.

A edição deste ano homenageia a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memorian) falecida no dia 02 de junho de 2018, em Porto Alegre. Briane é lembrada como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico Cultural brasileiro.
A arquiteta trabalhou como técnica de planejamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entre 1979 e 1992, quando coordenou o grupo de trabalho para que Brasília se tornasse Patrimônio Cultural da Humanidade. Também na Capital Federal, foi responsável pela implantação e coordenação, entre 1992 e 2001, do Setor de Cultura da Unesco no Brasil.

Para se inscrever, acesse https://www.21cba.com.br/Site/Inscricao/Inscricao

Categorias:Agenda, Content

Marcado como:, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.