Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

O extravagante W Osaka

Situado no Boulevard Midosuji, um novo arranha-céu de 27 andares, projetado por Nikken Sekkei ​​é a casa do primeiro W Hotel do Japão. Seu design simples de monolito preto esconde um mundo de extravagância. Seu interior é inspirado nas muitas facetas da cidade, convidando os hóspedes a vivenciar Osaka através dos olhos do estúdio Concrete. Texto por v2com e fotos por W Osaka.

O verdadeiro espírito de Osaka

Cada W Hotel é projetado para sua localização específica – com designers estrangeiros convidados para oferecer novas perspectivas. Para o primeiro W Hotel no Japão, o escritório absorveu os locais, sons, sabores e emoções de Osaka. Desde a beleza simples das flores de cerejeira e árvores gingko que revestem o Boulevard Midosuji até o néon vibrante e a paisagem urbana movimentada da vida noturna de Osaka. O Concrete encontrou inspiração tanto no simples e tradicional, quanto no moderno e extravagante e criou um conceito de design celebrando o verdadeiro espírito da cidade.

A experiência “uau” começa quando você entra no longo túnel de chegada da entrada principal do Boulevard Midosuji. Inspirado nas flores delicadas e na arte refinada do origami, mais de 3.000 círculos foram cortados a laser em metal resistente e dobrados aleatoriamente. As luzes por trás da flor abstrata mudam de cor com as 4 estações e mudam de intensidade do dia para a noite – criando um portal sobrenatural para o mundo o W Hotel de Osaka. A experiência prossegue no lobby de entrada. Aqui, o padrão asanoha foi a inspiração por trás do teto, piso e escada. Um teto simples, mas arrojado, usa uma versão 3D ampliada desse padrão geométrico tradicional japonês, que se reflete no padrão do piso de granito em 6 tons de cinza escuro.

O coração social – sala de estar e bar

Em um hotel padrão, a primeira coisa que os hóspedes veem é o balcão de check-in. Em vez disso, ao sair do elevador, os hóspedes do W Osaka veem imediatamente o bar, o coração social do hotel. Para conectar e separar os espaços que atendem aos hóspedes do W Osaka neste andar, uma cortina contínua branca e transparente com pregas afiadas em estilo origami flui daqui para lá e ao redor novamente.

Os hóspedes podem relaxar na sala de estar do hotel – metade interna e metade externa. Acima do salão interno flutua uma nuvem de lâmpadas retangulares, penduradas vertical e horizontalmente, em várias alturas. Luzes brancas em zigue-zague “neon” brilham através das formas translúcidas de acrílico, em uma homenagem ao cenário da vida noturna de Osaka. É como se as cores do néon pingassem em cima da mobília e fossem organizadas do roxo ao rosa, ao laranja, ao amarelo, ao azul, ao verde.

Restaurante

O design interior deste bistrô-restaurante com temática francesa inspira-se nas tradicionais panelas e frigideiras de cobre, bem como na típica camisa bretã listrada de azul e branco. Ao longo da parede, as prateleiras de aço inoxidável são decoradas com objetos de porcelana exclusivos decorados com pontos azuis – combinando formas e cores francesas tradicionais com os círculos do W Osaka. Adicionando brilho de cima, são nuvens de pequenas luzes pendentes em forma de bola, suspensas em diferentes alturas dentro das ondas da cortina.

O deck WET, bar e pátio

Inspirada no amor japonês pela natureza, a área WET é caracterizada por paredes lisas e cantos arredondados. A linha infinita do horizonte é a abstração mais simples da natureza. Esta linha torna-se um elemento lúdico que liga todos os espaços deste piso, à medida que um horizonte cromado flui ao longo das paredes. Cada área tem seu próprio caráter – codificados por cores em tons de azulejos verdes, cinza, azul ou rosa – definindo a função do espaço. Aberto para os elementos, com vista para o céu, o pátio WET do W Osaka é um oásis, com plantas ao vivo descendo pelas paredes do átrio. De sua posição elevada na linha do horizonte, a piscina forma um pano de fundo azul para esta área. Ao lado do pátio, você pode saborear um coquetel no bar WET.

Os quartos de hóspedes

O tema de cores dos quartos se alterna por andar, entre rosa sakura e azul – permitindo que os hóspedes escolham a cor de sua preferência. Os quartos são em plano aberto, com sala de estar, área de dormir e banheiro separados por um shoji de vidro. As janelas do chão ao teto trazem luz natural e vistas incríveis da cidade. Uma parede feita de espelhos bidirecionais em cinza oculta um recurso de iluminação de “fuga”, quando ligado, ele transforma a sala com dramáticas listras diagonais em rosa ou azul, inspirado no néon de Osaka. Outra surpresa está trancada atrás das portas de nogueira dos armários. Famosos pela arte pixelada de seus jogadores, os designers gráficos do eBoy criaram um “pixorama” de Osaka, preenchido até a borda com os famosos marcos da cidade em cores totalmente pixeladas.

No centro do quarto, o piso de nogueira demarca a zona de dormir. Uma saliência de nogueira atravessa a parede – estendendo-se até a sala de estar – contendo a cama king-size, as mesas de cabeceira e as lâmpadas de cone preto, bem como o sofá da sala. Atrás da saliência, uma iluminação suave para cima ilumina uma parede de gesso branco. Um abajur redondo de papel de arroz, inspirado em leques japoneses, brilha sutilmente na parede. Ao pé da cama, há um grande pufe de tatame. O banheiro semiaberto oferece aos hóspedes o nível de privacidade de sua preferência. A terceira área, a sala de estar, é definida por um carpete macio em um padrão gradiente que vai do rosa (ou azul) ao cinza. Cada quarto tem um sofá, 2 bancos de bar e um bar de cocktails de nogueira, que também pode servir como uma área de trabalho.

Suíte EWOW

Bem acima de Osaka, no 27º andar, a suíte Extreme Wow tem vista para – e além – do horizonte da cidade. Inspirada nas casas japonesas tradicionais, a suíte foi projetada em uma sequência de 5 quartos divididos por portais de carvalho com telas deslizantes shoji que podem ser usadas para fechar ou abrir os diferentes quartos. O design geral é baseado na dualidade de simplicidade e extravagância, permitindo aos hóspedes mudar a atmosfera da suíte. Quer desejem um ambiente íntimo e pessoal, quer desejem criar um ambiente mais extrovertido para entretenimento.

 

Ficha técnica
Projeto: W Osaka
Cliente e propriedade: Sekisui House
Operador de hotel: Marriott International
Localização do projeto: Osaka, Japão
Design: Concrete
Equipe de projeto: Rob Wagemans, Bart de Beer, Julia Hundermark, Sofie Ruytenberg, Cathelijne Vreugdenhil, Femke Zumbrink, Marlou Spierts, Sylvie Meuffels, Rene Kroondijk, Erik van Dillen, Valentina Venturi, Petra Moerbeek, Minouk Balster
Sobre a Concrete

Desde 1997 a Concrete desenvolve projetos em arquitetura, design de interiores, desenvolvimento urbano e desenvolvimento de marca com uma equipe de 50 profissionais multidisciplinares. Ao lado do W Osaka, os projetos incluem W Hotels em Londres e Verbier, citizenM hoteis em todo o mundo, Zoku Lofts, Virgin Voyages Scarlet Lady, Mongkok Skypark, Andaz Munchen e muito mais.

Compartilhar artigo:

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752