Este projeto reinventa a tipologia da ponte como espaço de transição e de lazer. Sua ideologia e design simbolizam o desenvolvimento de Almaty como uma cidade verde inovadora, respeitando suas tradições e cidadãos. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: atrium studio.
O projeto que conquistou o 1º prémio na tipologia “Transporte Não Construído” nos Prémios A+A consiste em uma ponte como um elo entre duas áreas verdes separadas por uma rodovia: o jardim botânico e o Parque Sunkar. Juntamente com um percurso direto e utilitário, foi colocado um caminho sinuoso ao longo da ponte – uma variabilidade que permite aos pedestres diversificar suas experiências espaciais.

A linguagem visual é inspirada na identidade nacional. A silhueta da ponte faz referência aos ornamentos cazaques: seu caráter ornamentado é incorporado no traçado dos caminhos principais e nas rampas adicionais.
O projeto envolve mínima interferência com a paisagem. Este princípio não só permite que a ponte seja delicadamente integrada em áreas verdes, mas também torna sua implementação mais prática. Os suportes são usados como vaso para as plantas e, juntos, imitam várias zonas naturais do Cazaquistão. A profundidade do solo permite o plantio de árvores. Devido à vegetação, em combinação com as plataformas de observação, a ponte adquire uma silhueta expressiva e transforma-se num lugar simbólico.



Em ambos os lados, em frente à ponte, o paisagismo é planejado como transição de uma zona verde para outra. Do jardim botânico, os visitantes entram em uma colina com mirante e espaços para eventos. Esta é uma composição espacial de vários níveis, cuidadosamente integrada ao relevo. Nesta parte do projeto, o conceito de dois caminhos continua com uma escada que pode ser escalada rapidamente e uma longa rampa com inclinação de 5 graus. A elevação total ao longo do percurso é de 30 metros.




Desenhos Técnicos



Ficha Técnica
Comprimento: 380 m
Largura: 3-8,5 m
Diferença de altura: 30 m
Ano do projeto: 2021
Equipe do projeto: Anton Nadtochiy, Vera Butko, Petr Alimov, Polina Yavna, Roman Khorev, Anna Vorobieva, Rashid Gilfanov, Olga Kozak, Adel Khakimullin, Ivan Khripkov, Natalya Khlopenkova