Domingo, 26 de Setembro de 2021

Restauração e permanência

Um projeto profundamente enraizado na história e inspirado pelo ambiente e contexto construídos existentes. Texto por: v2com. Tradução: Louise Trevisan e fotos por LEMAYMICHAUD Architecture Design e Devimco Immobilier.

O Montreal Athletics Association (MaA) Sports Club é uma instituição de mais de um século e tem sido uma testemunha privilegiada à evolução de Montreal, Canadá. O projeto consiste em uma renovação do clube esportivo, e a adição de uma torre de 32 andares acima das fachadas do patrimônio existente, preservando suas fachadas históricas durante a construção.

Foi dada especial atenção à percepção da torre pela escala dos pedestres, aspecto importante do projeto durante o processo de design. O resultado é uma perspectiva de pedestres inalteradas das fachadas históricas, com a paisagem de rua original e a vista do clube esportivo sendo mantidos.

O conceito arquitetônico de três partes da torre inclui uma base, um corpo e uma coroa, inspirada no arranjo da fachada principal existente e o período em que o edifício original foi construído.

Os materiais escolhidos para o projeto, inspirados pela fachada do edifício existente, e a precisão de sua grade geométrica criam um equilíbrio entre a história e a modernidade. Tijolo vermelho, pedra de Stanstead cinza, janelas de metal preto e acentos de metal coloridos foram integrados na linguagem da nova torre para estender a riqueza e a elegância clássica do edifício histórico.

A ideia era criar um prédio com uma geometria estruturante e características atemporais que fornecessem uma elegante continuidade do bairro e da cidade. Diz Pierre Mierki, arquiteto associado.

Reconhecimento de prestígio

O MaA Condominiums & Penthouses foi eleito o vencedor da escolha popular do Architizer A+Awards na categoria residencial com mais de 10 pisos.

Após um ano desafiador marcado por uma pandemia que transformou a sociedade de várias maneiras, o tema deste ano era “arquitetura para um mundo em mudança”. O A + Awards recebeu mais de 5.000 entradas de mais de 100 países, e apenas 5 finalistas de cada categoria foram selecionados para o júri.

Ficha Técnica

Nome: MaA Condominiums & Penthouses
Localização: Montreal, Canadá
Arquitetura: Lemaymichaud Architecture Design
Cliente: DEVIMCO Imobilier
Construtor: Edyfic Construction
Design de interiores: Blazygerard
Design de interiores e branding do Clube de Esportes Maa por Lemaymichaud Architecture Design e Yvan Côté Estrutura: ELEMA experts-conseils
Civil: Marchand Houle et associés
Planejador Urbano: Fahey et associés Suppliers
Data de conclusão do projeto: verão 2022

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Domingo, 26 de Setembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752